A comunicação visual é, sabidamente, uma ferramenta facilitadora da interação entre o espectador e o comunicador. Esta envolve diferentes etapas e canais para atingir o público-alvo e estimular sua interação. Mas, no ambiente Web3, o papel da comunicação não é apenas comunicar, é também manter alto o mood de segurança e confiança dos espectadores/usuários.
A Web3 é um novo modelo de interação digital entre usuários que se caracteriza por utilizar tecnologias como a blockchain e as criptomoedas, para fornecer ao usuário maior controle de recursos, independência de moderadores e discrição. Apesar do grande avanço que representa a criação desse espaço, e da segurança fornecida pela tecnologia blockchain, ainda é um ambiente sem regras definidas. É aí que entra a comunicação visual. Seu papel é descomplicar, nesse ambiente tecnológico e complexo, os meios e métodos que os usuários têm de interagir, captar valores, legitimar informações e movimentar uma roda econômica com segurança e sem preocupações. Afinal, nem todos precisam ser especialistas em tecnologia da informação para estar na Web3, correto? Limitar o mercado com a falta de informação é perder oportunidades de aportes e networking.
Para isso, utilizamos cadeias sistêmicas visuais baseadas em estudos de resolução de problemas. Um desses estudos é o Design Thinking. Com essa ferramenta, conseguimos traçar claramente etapas para a resolução de problemas com base na experiência do usuário, ou seja, da sua perspectiva. As cadeias nós chamamos de Design System, e sua função é manter, de forma coesa e organizada, os elementos de interação entre os usuários e as plataformas em sua interface. Essas ferramentas permitem não só facilitar a comunicação, como também dar objetividade e clareza à navegação do usuário dentro do ambiente.
Porém, em um ambiente Web3, onde é notoriamente complicada a compreensão do uso e da função dessas novas tecnologias, que são frequentemente atualizadas ou integradas a outras, aumentando a complexidade. Nós, comunicadores, encontramos novas formas de comunicar. O Illustration System é uma ferramenta ainda mais objetiva de comunicação, que utiliza os mesmos princípios do Design System. A ideia é definir guias que permitam ao time de criação produzir ilustrações com o mesmo estilo visual e comunicativo. Além de tornar a comunicação empática e objetiva por meio de ilustrações, ele humaniza e caracteriza o branding de uma empresa, o que é essencial para sua autoridade de mercado e clareza em sua filosofia.Um bom exemplo de como fazer isso de forma assertiva é o Google.
Não há outra expectativa senão a de ver uma ilustração em sua tela quando há problemas com a conexão de internet, com signos e alusões claras à situação, como um astronauta perdido no YouTube ou um robô quebrado na página 404 page not found, sem citar o genial Jogo do dinossauro, nunca se pensou uma forma de manter um usuário na sua página mesmo que ela não funcione. Não é só um meio de divertir o usuário, é uma forma de não fazê-lo desistir da ideia de acessar, esperar, ser fiel, nada é mais valioso que isso no atual momento, fidelidade. Na Web3, a Coinbase vem trazendo tutoriais e animações extremamente explicativos sobre funcionalidades, gamificação e recompensas. Eles transformam sua comunicação em um tutorial altamente interativo e engajador, atraindo usuários curiosos pela facilidade no uso e a possibilidade de ganhos, e mantendo os antigos por meio da capacidade de ensinar como conquistar novos bônus.
Ainda há muito a se explorar e descobrir sobre a comunicação na Web3. A certeza é que se trata de um mercado promissor e repleto de oportunidades para inovar de forma coletiva, transformar, integrar e complementar novas formas e ferramentas, tudo para trazer aos usuários segurança, educação e clareza, além de diminuir barreiras burocráticas nas interações, oferecendo ao usuário aquilo que, intrinsecamente, ele busca na Web3: independência.